O futebol como pedagogia
Experiência do Centro de Referência Esportiva Rio Grande
Já que o país viveu uma polêmica Copa do Mundo, o Centro de Referência Esportiva Rio Grande decidiu fazer um evento que pudesse trabalhar a prática do futebol e, ao mesmo tempo, discutir esse tipo de competição. Assim, no dia 19 de julho, nas dependências do Complexo Esportivo Dênis Willain Lawson, o projeto realizou a "Copa do Mundo", do CRE.
A participação foi massiva. Mais de 87 alunos compareceram dispostos à brincadeira.
Ao chegarem, os alunos foram divididos em 8 seleções (4 seleções com alunos entre 7 e 12 anos, e 4 seleções com alunos entre 13 e 17 anos). A partir daí foram realizadas as partidas de futebol, com os alunos atuando em diversas funções/profissões deste meio como, por exemplo, jogadores, técnicos, árbitros, fotógrafos, comentaristas, gandulas, torcedores e apresentadores do evento.
Antes de cada partida, enquanto as equipes entravam em campo e seus técnicos passavam as últimas orientações, o apresentador do evento anunciava as equipes relatando informações/curiosidades das mesmas embasado em pesquisas elaboradas pelos próprios alunos dias antes da competição.
Cada participante tinha sua função, ora dentro do campo de forma direta, ora fora, desmistificando a ideia de que futebol só pode ser vivenciado dentro das quatro linhas. Na prática, a proposta era vivenciar a alegria e a arte desse esporte que é uma paixão nacional.
Ao final da tarde, após diversas partidas, a equipe da Argentina ( com alunos de 7 a 12 anos) e a seleção do Uruguai (3 a 17 anos) receberam medalhas pelo título em cada categoria. Os demais alunos representando as equipes do Brasil, Alemanha, Holanda, Chile, Espanha e México também receberam medalhas pela participação. Ali, o importante não era vencer, mas compreender como se organiza um certame .
As divertidas e educativas atividades foram coordenadas pelo professor Peterson Dourado, o estagiário Alexandre Degani, com a participação de outros professores do Centro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário