A educação Física subindo a ladeira: 2007


A EDUCAÇÃO FÍSICA SUBINDO A LADEIRA:
FORMAÇÃO INTEGRADA DE ACADÊMICOS
E EDUCADORES POPULARES EM PESQUISA-AÇÃO
ATRAVÉS DO FUTEBOL E DA CAPOEIRA _____
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Este projeto refere-se a uma das muitas iniciativas de gestação do Núcleo de Cultura Popular e de Movimento possível de ser criado no Maciço Central do município de Florianópolis, SC, especificamente no Morro da Caixa (Comunidade Mont Serrat)._____
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Trata-se de um projeto ancorado no IELA (Instituto de Estudos Latino Americanos/UFSC) e desenvolvido em parceria com o NEPEF (Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física/UFSC); Central Catarinense de Capoeira Angola; CEDEP (Centro de Evangelização Popular); Centro Cultural Escrava Anastácia, todos localizados no município de Florianópolis, SC.
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O financiamento parcial das atividades é decorrente da Rede CEDES (Ministério dos Esportes). O principal objetivo é investigar o processo de re-significação das práticas corporais populares do futebol e capoeira Angola a ser desenvolvido com jovens e crianças atendidas nos projetos da comunidade.
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Será realizada pesquisa-ação que possibilite estabelecer um processo de formação dos acadêmicos de Educação Física da UFSC junto à realidade da população atendida, ao mesmo tempo em que se ofereça aos educadores populares da comunidade um contato com os conhecimentos científicos que os auxiliem a sistematizar e organizar suas próprias práticas de esporte e lazer. Têm sido realizados estudos preliminares sobre os conhecimentos científicos que ainda predominam nestes campos, cuja hegemonia restringe a observação das realidades empobrecidas das populações da América Latina e limita a atuação profissional na perspectiva da transformação das desigualdades sociais.
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Outros estudos abrangem: a história de constituição sócio-cultural das comunidades do Mont Serrat; educação popular e os principais referenciais do campo crítico da Educação Física na América Latina. A seguir serão feitas as primeiras incursões dos bolsistas e educadores populares nos próprios locais onde serão realizadas as pesquisas e intervenções educacionais, com vistas a obter elementos significativos da realidade para o planejamento das oficinas (atividades de re-significação dos conteúdos de ensino da capoeira e futebol).
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Pretende-se atender a aproximadamente 250 crianças e jovens de forma direta através de dezenas de oficinas; contudo, o número será bastante ampliado quando da realização de festivais esportivos decorrentes do Projeto. É possível vislumbrar nessa ação um caráter de continuidade pelas próprias comunidades envolvidas, na medida em que serão qualificados educadores populares que vivem no local.
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Trabalho apresentado na 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão
De 16 a 19 de Maio de 2007
UFSC
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