Líder do Vitral apresenta pesquisas em universidades latino-americanas

O professor Paulo Ricardo do Canto Capela – um dos líderes do Vitral Latino Americano de Educação Física, Esportes e Saúde – viajou no último dia 20 para divulgar as atividades do Núcleo em universidades de quatro países da América Latina. Os países visitados serão Cuba, Equador, Venezuela e Argentina e o objetivo principal da viagem é a troca de informações entre os pesquisadores. A viagem ocorrerá até o dia 7 de setembro.

Paulo Capela será recebido por professores e pesquisadores de Havana, Quito, Caracas e Córdoba para falar do Grupo, sua estrutura e seus estudos, principalmente as pesquisas feitas no GECUPOM/Futebol, um dos núcleos do Vitral Latino-Americano que é coordenado pelo próprio Professor.

O GECUPOM estuda os impactos sociais do futebol e em cima disso será proposta uma rede de estudos entre a os núcleos da UFSC e das universidades visitadas para pesquisar os bastidores da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, ambas no Brasil (esta será a primeira Olimpíada da história da América Latina e a primeira Copa desde 1986, no México).

Já a visita à Universidad Andina Simón Bolívar, em Quito, será um dos pontos altos da viagem, pois haverá o lançamento do livro Ensaios Alternativos Latino-Americanos de Educação Física, Esportes e Saúde (lançado pelo próprio Vitral) junto a um de seus co-autores Jaime Breilh. Breilh é coordenador do Observatório Latino-Americano da Saúde na América Latina e referência mundial no campo da Epidemiologia Crítica.

Além dos trabalhos ligados diretamente ao Vitral, Paulo Capela será representante do CDS e da UFSC na tentativa de um acordo de intercâmbio com as universidades visitadas. O objetivo é facilitar a troca de informações e experiências para consolidar a rede de pesquisas com estas instituições, principalmente na área de esporte, saúde e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário