Professor Edgard Matiello Júnior (um dos líderes do Vitral) fala sobre a Palestra

Semana passada aconteceu no auditório do CDS uma palestra com o Professor Paulo Capela sobre sua viagem por quatro países da América Latina (leia mais clicando aqui).
Entre as mais de 50 pessoas que acompanhavam o evento em plena quarta à tarde, estava alguém que poderia tranquilamente fazer parte da mesa.
Edgard Matiello Júnior, além de docente do Departamento de Educação Física da UFSC, é Tutor do PET – Educação Física, membro do IELA e também um dos líderes do Vitral Latino-Americano de Educação Física, Esportes e Saúde (junto com Paulo Capela). E, mesmo estando envolvido em todos estes grupos, foi apenas um crítico espectador durante a palestra.
O Blog do Vitral conversou com o Professor Edgard para saber o que ele achou da apresentação e dos temas abordados.

BLOG DO VITRAL: A palestra aconteceu numa quarta-feira à tarde e muitas pessoas estavam no auditório. Em termos de repercussão e organização, como você avalia o evento?
“No PET (Educação Física) nós procuramos divulgar melhor nossas atividades e a presença do público vem aumentando. Estamos discutindo bastante sobre os temas e convidados para atrair mais pessoas para nossos grupos de estudo e atividades programadas, não só para os eventos. Sendo assim, a organização do evento cumpriu bem seus objetivos, porém acho que faltou ambientação no local, como músicas e imagens da América Latina. Isso ajudaria a criar um clima de acolhimento e de integração dos participantes com a temática desenvolvida.”

BV: Como você avalia a apresentação do Professor Paulo?
“Considerando que o Professor Paulo Capela fez uma exposição pública de sua viagem financiada por organizações públicas, seu exemplo de compromisso público por si só qualifica o evento. Mas de modo geral foi extremamente rico o compartilhamento dos aprendizados dele nesta viagem e, mesmo com tantos detalhes, ficou gosto de quero mais.”

BV: E qual sua avaliação dos convidados? (Chefe de departamento do CDS, de uma representante do IELA e um da Fundação José Martí).
“O debate com os três convidados ajudou a analisar a Educação Física na América Latina de forma mais ampla, mostrando a necessidade de estabelecermos maior aproximação com a realidade de povos que são, ao mesmo tempo, tão próximos e tão distantes dos brasileiros.”

BV: Um povo que ilustra bem essa relação com o brasileiro, é o povo cubano e isso foi muito discutido durante o debate. Qual sua opinião sobre as questões relacionadas a Cuba?
“Qualquer atividade que envolva Cuba chama muita atenção. Durante a palestra e o debate, vimos boas análises sobre a realidade desta nação que transpira a revolução e resistência. Os convidados também ressaltaram a necessidade dos cursos de Educação Física incluírem a discussão da América Latina no currículo, pois na área da Educação, Saúde e Esporte, Cuba, por exemplo, ainda representa bons exemplos a serem tomados como referência, mesmo com todo embargo político que o país enfrenta.”

BV: Muito se falou sobre as melhorias no Centro de Desportos e no curso de Educação Física de modo geral. O que pode mudar a partir dessa apresentação?
“De imediato percebemos o estímulo que os presentes tiveram para estudar. Se eles se dedicarem a estudar algum dos tantos temas apresentados, o Grupo PET já cumpriu seu papel. Mas, pelo que notei, os estudantes se empolgaram em viajar pelos países comentados; buscaram conhecer as possibilidades de inserção junto ao Vitral; perguntaram sobre a real possibilidade do CDS estabelecer convênios com os países, além de outras questões importantes. Ouvimos, inclusive, o interesse na inserção de disciplinas sobre a América Latina no currículo. Enfim, este evento foi um marco no contexto do CDS e de agora em diante será necessário darmos seqüência aos muitos interesses de nossos estudantes pelo tema.”

Um comentário:

  1. Esse espaço que aconteceu sobre os novos horizontes da Ed. Física na América Latina foi muito rico. E acaba sendo nossa obrigação estudar e ampliar nossos horizontes e conhecimento com nossos irmãos latinos. Seria ideal estabelecer vinculo com outras universidades, principalmente universidades de Cuba e Venezuela... que vem trazendo um processo muito interessante sobre a forma de tratar o conhecimento dentro das instituições superiores. No mais gostaria de parabenizar à todos os integrantes do Vitral pelo trabalho e dizer que temos muitos desafios ainda pela frente.
    Um forte abraço do acadêmico. Ricardo Gesser da Costa

    ResponderExcluir