Durante a tarde da última quarta-feira – dia 29 de setembro – aconteceu uma palestra no auditório do CDS com o Professor Paulo Capela, um dos líderes do Vitral, que relatou a viagem que fez em setembro em quatro universidades da América Latina. O evento, organizado pelo PET, contou com a presença de mais três convidados: o chefe do departamento de Educação Física Valmir José Oléias, a jornalista e coordenadora executiva do IELA Elaine Tavares e um representante da Fundação José Martí. A palestra que durou cerca de duas horas, reuniu mais de 50 pessoas no local.
O evento tratou de diversos assuntos relacionados à educação física e ao esporte nos países visitados – Cuba, Equador, Venezuela e Argentina – tanto no estudo teórico quanto na prática. Temas como o esporte de alto rendimento e condições dos atletas foram pauta, assim como os métodos de ensino da educação física e as práticas corporais populares.
Dentre os vários assuntos discutidos na mesa, a passagem de Capela por Cuba foi o que gerou maior curiosidade da platéia. Várias perguntas sobre o país da América Central foram feitas aos convidados, principalmente sobre as questões sócio-econômicas da ilha.
- Quando as pessoas chegam a Cuba acabam tendo um grande choque cultural, pois são 50 anos de embargo (econômico) e lá não têm coisas que para nós são básicas. Então temos que nos livrar dessa lógica capitalista para poder compreender esse país - disse Elaine Tavares sobre o tema.
Assuntos do Centro de Desportos também foram debatidos durante o evento. Com a presença do Chefe do Departamento, questões como melhorias no CDS, igualdade de estrutura entre os grupos e o convênio firmado com as universidades visitadas foram discutidas.
- É muito importante estabelecermos um diálogo com os pesquisadores das universidades desses países, por isso eu coloco o departamento a disposição desse trabalho de inter-relação - falou Valmir José Oleias durante a palestra.
O evento organizado pelo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Educação Física, durou mais de duas horas e teve boa aceitação do público que foi formado, em sua maioria, por professores e alunos do próprio CDS.
- Para realizar nossas atividades refletimos muito sobre as temáticas e convidados, para estimular o envolvimento do público nos demais projetos. Sendo assim, a organização cumpriu bem seus objetivos - disse Edgard Matiello, tutor do PET e um dos líderes do Vitral Latino Americano de Educação Física, Esportes e Saúde.
Texto indicado: http://www.iela.ufsc.br/?page=noticia&id=1498
Nenhum comentário:
Postar um comentário